top of page

ANA DIAS

Conheça um pouco mais da fotógrafa portuguesa

que ganhou o mundo. Literalmente.


25 de maio, 2016

Os apaixonados pela PLAYBOY ao redor do mundo certamente já ouviram falar na fotógrafa portuguesa Ana Dias. Nascida no Porto há 31 anos, Ana descobriu a paixão pelos cliques ainda na infância. Contava apenas cinco anos de idade quando, munida de uma câmera analógica, resolveu fotografar a sua mãe. O passar dos anos a fizeram despertar para um novo interesse artístico: o corpo feminino.


Admiradora da nudez de belas mulheres, seria inevitável que ela se tornasse colecionadora da PLAYBOY. E, ao folhear uma das revistas da sua coleção, a edição sérvia, Ana deteve a sua atenção longamente em uma página que anunciava um concurso de fotografia, o Playboy Serbia Foto erotika Konkurs 2012, que dava como prêmio a oportunidade de fotografar um editorial para a revista. Autodidata, não deu outra, ela se sagrou uma das vencedoras do concurso. O feito conquistado na Sérvia foi a porta de entrada perfeita para a realização de um de seus maiores sonhos: assinar a capa da PLAYBOY Portugal. E Ana clicou, simplesmente, três capas seguidas (novembro/2012, dezembro-janeiro/2013 e fevereiro/2013)! Após esse (super) pontapé inicial, ela fotografaria mais cinco capas em Portugal, além de fotografar as estrelas de capa da Polônia, Hungria, Rússia, Romênia e Holanda.



E não parou por aí. Seus trabalhos passaram a ser republicados em vários países onde a PLAYBOY é editada, como Grécia, França, Itália e muitos outros. Ana, literalmente, ganhou o mundo. Mas a maior surpresa, a cereja do bolo, ainda estava por vir. Em junho do ano passado, Ana foi convidada pelo diretor da PLAYBOY norte-americana, Jimmy Jellinek, para uma reunião em Los Angeles. Nascia o webshow Playboy Abroad: Adventures with Photographer Ana Dias, um diário de sua vida como fotógrafa da revista, disponível no site da PLAYBOY gringa. Cada episódio traz uma modelo diferente, fotografada numa cidade diferente, de qualquer parte do mundo. Até agora o Abroad já passou por Portugal, Sevilha, Amsterdã, Polônia, Israel, Milão, Tóquio, Rio de Janeiro, Riviera Maya, Jamaica e, mais recentemente, Marrocos. No webshow são mostrados os bastidores da sessão fotográfica, o dia a dia da equipe, e toda a interação entre a fotógrafa e a modelo, desde passeios pelas cidades e seus pontos turísticos, até uma trivial parada na beira da estrada para tomar uma cerveja gelada. Ana Dias, que tem na alemã Ellen Von Unwerth e no espanhol Eugenio Recuenco as suas maiores referências, além de beber na fonte das pin-ups dos anos 50, é decididamente uma das mais renomadas profissionais do planeta sendo, inclusive, eleita pelo renomado Creative Bloq para figurar entre os 20 mais inspiradores fotógrafos para seguir no Behance.com.



As mulheres sob o olhar de Ana Dias têm uma mistura de rara beleza que envolvem o pop, o luxo, o onírico e o lúdico, clara inspiração que remonta à sua formação acadêmica em Artes Plásticas. Seus cliques são coloridos, quentes, alegres, absorvem a atmosfera e a cultura do local retratado, criando o ambiente perfeito para as suas modelos serem únicas, apaixonantes. Assim como a própria Ana Dias. Dona de uma beleza que a levaria facilmente à nossa capa, ela conversou com o Inside Playboy Brasil, durante os intervalos do Abroad no Marrocos. Confira!


Sendo uma verdadeira apaixonada pela PLAYBOY, como você se sentiu sendo convidada pela matriz americana para o projeto ABROAD? É um sonho tornado realidade! Senti uma felicidade enorme! Colaborar com a PLAYBOY americana era o meu objetivo e, com isso em mente, já estava há algum tempo construindo um portfolio rico em nudez ao meu estilo. Trabalhei muito no sentido de poder pertencer a essa família, por isso, sinto que foi uma vitória ver o resultado do meu esforço dar frutos. Quando a PLAYBOY americana me convidou para fazer este reality show não queria acreditar: parecia um sonho! Fiquei muito emocionada e lisonjeada por se lembrarem de mim! Uma portuguesa protagonizando um programa sobre as suas aventuras como fotógrafa da PLAYBOY, a viajando pelo mundo e fazendo fotos das modelos mais incríveis. Não podia ser melhor! Sempre me atraiu a classe, a elegância e o requinte com que o corpo feminino é tratado na PLAYBOY americana. Algumas das mulheres mais atraentes e poderosas já apareceram na capa da revista. Eu me lembro, por exemplo, da Cindy Crawford, da Eva Herzigova, da Naomi Campbell, da Kate Moss… fotografadas pelos melhores do mundo! A revista é, sem dúvida, a mais icônica revista erótica do mundo e poder pertencer a esse projeto é um grande orgulho. Fiquei muito feliz por estar vivendo a vida que sonhei.


Qual o seu momento mais marcante durante todo o reality, até agora? Poder conhecer o meu ídolo: Hugh Hefner! Hugh me convidou para a sua mansão em Beverly Hills quando da minha visita a Los Angeles. Foi muito emocionante abraçar o homem que imaginou e criou o mundo onde trabalho e que tanto me tem dado.


Já fotografou alguma brasileira? O que as nossas mulheres têm de especial? Sim, já fotografei várias brasileiras, gosto muito da forma com que as brasileiras ficam à vontade, da energia que elas transmitem nos shoots, além de que são lindas e maravilhosas! Para o PLAYBOY ABROAD já fotografei três lindas modelos brasileiras: Priscila Uchoa, Jackie Almeida e Marcelle Mazzini. A Priscila fotografada no Rio de Janeiro, a Jackie fotografada em Riviera Maya, no México e por fim a Marcelle fotografada em Montego Bay - Jamaica.


E, por fim, não poderia deixar de pedir que você deixasse um recado para os brasileiros. Um grande beijo para todos os brasileiros e mantenham sempre essa alegria e sorriso! Espero muito em breve poder trabalhar com a nova Playboy Brasil, que está simplesmente maravilhosa! A PLAYBOY Brasil tem produzido ensaios de grande qualidade ao longo de mais de 40 anos. Estou segura que a nova edição brasileira da revista continuará a ser um sucesso! Espero que os leitores continuem a depositar a confiança na marca que a tantas coisas boas nos habituou!



286 visualizações0 comentário
bottom of page