top of page

ANGELA VIEIRA | OUTUBRO, 1999


O mais refinado vinho da região sul da Itália, de uva madura,

saborosa, safra de 1999.


Sabe aquele tipo de mulher que se diz que sonhou contigo você nunca mais consegue pregar os olhos? Ou aquela rara espécime feminina que quando desce uma escada é capaz de iluminar os degraus, um a um? Conhece alguém assim? Pois eu conheço.” As palavras são do autor e diretor Marcelo Saback, e essa mulher, não apenas ele, mas todos os leitores de PLAYBOY puderam conhecer, em outubro de 1999: Angela Vieira.


No ar na novela Terra Nostra, sucesso de Benedito Ruy Barbosa, encarnava a vilã Janete Magliano. A figura austera da personagem, sob os pesados vestidos de época, escondia uma mulher de beleza refinada e voluptuosa que chamou a atenção do Diretor de Redação, Ricardo Setti que, mesmo após o sucesso das edições da então ninfeta Deborah Secco, e de figuras populares, como Tiazinha e as S(c)heilas do Tchan, apostou no poder de sedução das mulheres maduras, com uma sequência de estrelas acima dos 40 anos de idade, começando por Angela, passando pela cantora Marina Lima, em novembro e culminando com Vera Fischer, em janeiro de 2000.


As negociações duraram dois meses e o ensaio só pôde se concretizar após Angela receber o consentimento de sua filha Nina, única pessoa capaz de vetar o projeto, confidenciou a atriz. E Angela, do alto dos seus 47 anos, se despiu dos figurinos de Janete, mas continuou no clima italiano da novela que estrelava, embarcando para Siena, região da Toscana, sul da Itália, onde seria fotografada pelo espetacular Bob Wolfenson, em um dos seus ensaios mais inspirados, que resultaram em três dias de produção e mais de 1.500 cliques.



A locação escolhida foi a magnífica mansão de grossas paredes de pedra da nobre família italiana Bianchi-Bandinelli, a Villa di Geggiano, erguida em 1527 e reformada em 1768, para a construção dos jardins e vinícola. O cenário, majestoso, combinou perfeitamente com a nudez clássica de Angela, tornando-se um elemento a mais a ser admirado, se for possível desviar a atenção de Angela.



Já na abertura do ensaio, a atriz posa em frente à mansão. O que contemplar primeiro? A bela arquitetura da construção? O sorriso arrebatador de Angela? Seus belos seios? As reentrâncias que teimam em se revelar sob as transparências? Impossível decidir.



Esse clima permanece por todo o ensaio, tendo a Villa de Geggiano como perfeita coadjuvante da beleza de Angela Vieira. Ela passeia pelo hall de entrada decorado por afrescos e painéis representando as quatro estações, pintados com cenas bucólicas pelo artista austríaco Ignazio Moder, em 1790. Nua, enfeita os mobiliários importados da França no século 17. Com máscara de tecido de rendas, debruça-se sobre o cavalo de madeira que ornamenta o salão que dá acesso aos jardins de ciprestes. No quarto onde dormiu o Papa Leão XIII, olha seu sexo refletido em um espelho. Angela foi arte. Foi fetiche. Foi ela.



Além da nobreza da Villa, o ensaio também traz inspirações na atriz italiana Sophia Loren, com sua simplicidade de mulher do povo e uma sensualidade nativa, como observamos nos momentos em que Angela, toalha enrolada nos cabelos, estende roupas no varal, segurando um pregador de madeira entre os dentes, tendo vinhedos ao fundo; quando flagrada pelas portas entreabertas, debruçada sobre uma cadeira, lendo um jornal; ou quando ela abocanha o macarrão diretamente da panela, lindamente nua, usando apenas um avental.



Um ensaio antológico. Essa é a melhor definição para os cliques memoráveis de Bob Wolfenson. Como esquecer de Angela escondida no vão do muro de heras? Ou da imagem onde, sedutoramente, leva o dedão do pé à boca? E o campo de girassóis onde Angela contempla o infinito, tendo uma flor escondendo seu sexo? Pura arte. Imagens que poderiam perfeitamente decorar os salões da Villa.



A Villa di Geggiano, aliás, produz os mais refinados vinhos da região sul da Itália. O melhor deles, de uva madura, saborosa, safra de 1999: Angela Vieira.


FOTOS BOB WOLFENSON


EDIÇÃO ARIANI CARNEIRO PRODUÇÃO PAULO MARTINEZ ASSISTENTE KATO POLLAK PRODUTOR LOCAL LEONARDO SEMPLICI CABELO E MAQUIAGEM KAKA MORAES

13.007 visualizações3 comentários

3 Comments


leonardojoseraimundo
Nov 25, 2023

Ângela Vieira foi excelente nas fotos. A melhor foto de Ângela foi a 15a., em que ela fica de bruços na cama totalmente nua. Eu amo a bunda feminina.

Like

Guest
Mar 25, 2023

Uma das mulheres mais encantadoras e gostosas que o planeta tem a honra de habitar

Like

Guest
Jul 10, 2022

legal

Like
bottom of page