top of page

CLÁUDIA LIZ | AGOSTO, 1991



A estrela do 16º aniversário


Uma data festejada com tudo a que o leitor tem direito. Nada menos que quatro dos melhores fotógrafos do país — Luiz Tripolli, Luís Crispino, Paulo Vainer e Paulo Rocha — se reuniram em torno da supermodelo Cláudia Liz para um ensaio simplesmente deslumbrante.


Há seis anos vivo a minha arte como profissão — e esta é uma das minhas maiores satisfações. Através dela conheci o mundo e trabalhei com vários profissionais reconhecidos no universo da moda. A arte a que me refiro é justamente a arte de ser modelo.



"Ela é o fetiche em pessoa"Paulo Vainer

Nos outros tipos de arte é preciso expressar a beleza. Na minha profissão é preciso ser a beleza. Isso não significa ser bela. A modelo é a atriz do corpo, das formas, trabalha entre a dança e a encenação. Ela tem que passar de um extremo de um sentimento a outro completamente oposto, sem palavras, sem desculpas. O sentimento tem que sair da mente, dar um frio no peito, percorrer o corpo e chegar até o olhar, onde vai ser revelado.



"Cobrir uma mulher como Cláudia Liz com adjetivos e palavras seria desmerecê-la. Espero que com meu olhar seja homenagem suficiente. " Luís Crispino

Como modelo vivo vários papéis, sou várias mulheres. Às vezes crio-as a partir da minha pessoa. Outras, vivo personagens que não conseguiria ser direta, clara, ao explicar de onde elas vêm. Talvez venham da lente dos fotógrafos, que chamo de buraco negro. É algo desafiante, que desperta uma curiosidade enorme de saber o que há lá. É, ainda, como se estivesse hipnotizada — e as sensações e reações são conduzidas pelas vozes dos fotógrafos ou por música, minha maior fonte de inspiração.



Toda foto tem sua expressão per feita e terna. Cabe à modelo saber descobri-la e vivê-la. E ao fotógrafo cabe saber registrá-la. Ficam aqui meus agradecimentos a esses quatro fotógrafos especiais, que gravaram eternamente momentos de cumplicidade de nossas almas. E ao Duda Molinos, um grande artista na preparação da maquiagem e do cabelo.



"Beleza rara, mistura de mulher e criança. Às vezes parece anjo. Nasceu para ser amada, admirada e mimada."Luiz Tripolli

E, ainda, um agradecimento especial a PLAYBOY e a sua diretora de redação, Dulce Pickersgill, que me deu a liberdade de elaboração, execução e finalização destas 24 páginas.



"Criança pura, mulher sensual, doce, irreverente, audaciosamente inteligente. Ela é tudo, todas e única."Paulo Rocha

Dedico este trabalho a você, leitor, conto homenagem a todos os artistas reconhecidos ou não em sua arte. Espero que goste. — CLÁUDIA LIZ



COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO ARIANI CARNEIRO PRODUÇÃO MARI SALDANHA

CABELO E MAQUIAGEM DUDA MOLINOS CABELO ROGER GORZIZA

LUMINOSIDADE PAULO BORGES E ALEXANDRE


4.082 visualizações1 comentário

1 Comment


leonardojoseraimundo
Nov 24, 2023

Cláudia Liz foi excelente nas fotos. A melhor foto de Cláudia foi a 15a., em que ela se ajoelha no chão totalmente nua. Eu amo a bunda feminina.

Edited
Like
bottom of page