top of page

FRANÇOISE FORTON | AGOSTO, 1989

In Memoriam


Mais uma campeã de audiência

No papel de Helena, ela é a atração mais gostosa da nova novela Tieta revivendo os sucessos de Estúpido Cupido e Bebê a Bordo


(apresentada por três de seus melhores amigos)


FOTOS BOB WOLFENSON


Se você chegar bem pertinho, vai ver que a atriz Françoise Forton tem uma constelação de sardas no rosto. Parece uma menininha... "Mas cuidado", avisa o diretor António Abujamra. "Atriz e mulher, tem seios, mãos, coxas que são bichos devoradores..."



Françoise, lançada às feras, virou Forton. No Brasil, tudo que vem da França tem que ser baton, rouge ou mulher com o nome de femme fatale. Nada disso... Na verdade, Françoise Forton é nome próprio e dá a impressão de força, da força de uma menina que segurou várias barras, aos poucos amadureceu e se tornou, além de atriz versátil, um amor de mulher. — David Neves (cineasta)



Françoise é atriz sempre... No berçário, era com certeza o bebê que ficava quieto enquanto os outros choravam. E quando os outros dormiam, chorava em solo. O rosto é de menina, a postura de bailarina adolescente que não erra nunca, num corpo de mulher que não precisa de espelho para saber onde cada curva está. O olhar é de todas essas, agride quando sorri e seduz quando vem preguiçoso por cima do ombro. Françoise não se decifra. Se aplaude. — Carlos Lombardi (novelista)



Olhando para Françoise. Só para Françoise. Para pegá-la, úmida, é preciso ter um ponto luminoso que só Ezra Pound conhecia. Uma atriz que não engana, enganando. Uma mulher domesticada. Mas cuidado! Atriz e mulher têm seios, mãos, coxas que são bichos devoradores e ela mistura tudo: a mulher, a atriz, a vida. Tudo. Tudo. É bela. — Antônio Abularam (ator e diretor)



PRODUÇÃO KIKI ROMERO CABELO E MAQUIAGEM DUDA MOLINOS



7.265 visualizações1 comentário

1 Comment


Matheus Battistoni
Matheus Battistoni
Jan 11

Muito linda

Like
bottom of page