top of page

MAITÊ PROENÇA | AGOSTO, 1996



Pra você que achava que nunca ia cruzar com uma mulher assim na rua.


FOTOS BOB WOLFENSON


Eu queria fazer diferente. Queria fazer mais belo. Queria transgredir um pouco. Queria a harmonia entre o requinte e o abusado. Queria o estranho como algo quase casual. Estranho e forte como a ilha da Sicília, que, solta no mar, se acha um país à parte — que tem hábitos e um jeito à parte. A Sicília das carpideiras, das tradições milenares, reduto de moralismo arraigado, do recato das velhinhas, dos contrastes.



Quis a Sicília das roupas pretas e paredes descoloridas. A Sicília do rosto vincado, onde o rosto da criança já há muito desbotou. Rostos que são vários, desconfiados, mas que riem também. Primeiro com receio e cautela e depois mais solto, e aí então mais livre e largo, e muito, catártico, descarregando sofrimento nas gargalhadas dadas com uma estranha já quase íntima. Que estranho. Queria estar lá, despojada e nua, bem nua. Quis as lentes do Bob. Quis sobretudo, e simplesmente, que fosse lindo, bem lindo. E olhem só, deu certo!


Maitê Proença



"O trabalho da Maitê [Proença, em 1996] foi um marco. Foi na Sicília, e a gente incorporou o local, parecia um filme. Esse trabalho mudou minha vida como fotógrafo de nu. Até ali estava na vala comum dos fotógrafos da revista [PLAYBOY], no rami-rami diário. O trabalho com a Maitê me deu liberdade dali em diante. Foi o primeiro em que me incluí, em que não estava ali cumprindo a cartilha. Essas mulheres, quando são chamadas, têm muito poder sobre a edição final do material, e eu e a Maitê topamos uma mesma coisa." — Bob Wolfenson

Publicado em 13 de setembro, 2010. Revista TPM. Ed. 102.



EDIÇÃO ARIANI CARNEIRO PRODUÇÃO SELMA SIMBOL E FLORISE OLIVEIRA

CABELO E MAQUIAGEM KAKÁ MORAES




21.778 visualizações8 comentários

©2023 por Inside Playboy Brasil.

O Inside Playboy Brasil é um site sem fins lucrativos, apenas com a finalidade de ressignificar e manter a memória da revista em um espaço que respeita os trabalhos e profissionais que fizeram parte dessa história.

bottom of page