top of page

MEL LISBOA | AGOSTO, 2004



A presença de Mel


Agosto de 2001. O Brasil era apresentado a Mel Lisboa, uma ninfeta que, aos 19 anos, fez os homens babarem ao interpretar o papel principal na minissérie da Globo Presença de Anita, escrita por Manoel Carlos, baseada no livro homônimo de Mário Donato.



Agosto de 2004. Três anos após o sucesso de Anita, Mel Lisboa volta a fazer os homens babarem, dessa vez como a estrela dos 29 anos da PLAYBOY. O ensaio, fotografado por JR Duran durante dois dias, utilizou como locações a sala, banheiro, varanda e quarto de um casarão antigo do aristocrático bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, mantendo o clima misterioso, bucólico e sensual da minissérie. O tom ocre impresso por Duran no ensaio contribui para criar um clima de sonho, como se estivéssemos diante de lembranças da juventude, revendo a colega de escola ou a prima tantas vezes desejada.



As fotos mostram Mel despreocupada, andando nua pelos cômodos e realizando atividades banais, como escovar os dentes e ler um livro. O fotógrafo funciona, na maioria das vezes, como um voyeur. Em certos momentos, como quando Mel repousa o pé sobre um cavalinho de madeira, abrindo levemente as pernas, Duran mostra uma ninfeta desprevenida, que não imagina estar sendo observada (e cobiçada). Mel continua a explorar o casarão. Agora ela está de vestidinho curto, de costas, se debruçando sobre uma janela. Mais adiante, usando uma blusa sensualmente transparente, ela sobe uma escada em caracol enquanto olha para câmera com uma cara levemente zangada, como se tivesse sido surpreendida por um admirador, ou o primo sacana que a cobiçava sem ela perceber.



Duas das mais belas fotos sequer mostram alguma parte mais explicitamente erótica do corpo de Mel: uma a capta pelo espelho, olhos fechados, a língua entre os dentes, expressão de abandono; a outra, também especular, a registra com a boca entreaberta, a mão direita diante dela, ar de surpresa ou um bocejo? Impossível não lembrar da espevitada Anita da TV, maliciosa, sedutora, provocante, displicente.



Apesar do ensaio não evocar nenhum momento do livro, Mel também pode ser comparada à icônica Lolita, pelo seu rosto juvenil, corpo mignon e natural, além, claro, do desejo que desperta.



Mel Lisboa fez sucesso, 362 mil leitores sentiram sua presença e, até hoje, já atriz consagrada, é muito pedida pelos leitores pra um bis. Uma curiosidade sobre esse ensaio: o pai da Mel só soube que ela tinha assinado com a PLAYBOY na hora das fotos. O diretor de redação conta esse fato na sessão Making Of da edição.



Como já é de praxe em edições de aniversário, nessa também temos uma retrospectiva, mas dessa vez com um diferencial: somos apresentados a dois mitos (Suzana Vieira e Vera Fischer) e a nove deusas (Dani Winits, Pietra Ferrari, Magda Cotrofe, Babi Xavier, Scheila Carvalho, Ellen Rocche, Cláudia Raia, Maryeva e Luize Altenhofen). Além disso, temos uma seleção de textos escritos por colaboradores famosos no decorrer desses deliciosos 29 anos.


FOTOS J.R. DURAN


EDIÇÃO ARIANI CARNEIRO PRODUÇÃO EXECUTIVA SUSANNE SASSAKI

STYLING FÁBIO PAIVA PRODUÇÃO DE MODA ANA HORA

CABELO E MAQUIAGEM PAULO ÁVILA TRATAMENTO DE IMAGEM SÉRGIO PICCIARELLI



14.640 visualizações6 comentários

6 Comments


Thiago Fialho
Thiago Fialho
Jun 25

Linda demais... my oh my

Like

leonardojoseraimundo
Nov 26, 2023

Mel Lisboa foi excelente nas fotos. A melhor foto de Mel foi a 15a., em que ela se ajoelha no sofá em frente ao espelho totalmente nua. Eu amo a bunda feminina.

Like

Guest
Dec 19, 2022

Mel Lisboa é perfeita! Ensaio maravilhoso!😍

Like

Alessandra Cristina De Oliveira Silva
Aug 24, 2022

Lindíssima 😍

Like

Ivete
Aug 14, 2022

Que ensaio lindo! ❤️

Like
bottom of page