top of page

SUSANA WERNER | JULHO, 1996



A Mariana de Malhação fala de loucuras dos fãs

e responde se vai posar nua.


POR MARCO ANTÔNIO LOPES FOTOS NANA MORAES


Com os olhos grudados na tela da TV, Susana, ainda bem pequena, teve uma idéia. Correu até a cozinha de casa, pegou uma faca e ordenou, seriíssima, à empregada da família: "Abre a televisão que eu quero ficar lá dentro."


Hoje, aos 19 anos (completados este mês), a carioca Susana Werner morre de rir dessa história. "Não é uma loucura?", ela se diverte. "Eu, criancinha, nem sabia como fazia para estar lá dentro, mas achava o maior barato tudo o que tinha na TV" Ainda acha. Susana agora não sai da TV. É uma das estrelas da soap-opera (tipo de novela que não tem previsão para acabar) Malhação, da Globo, vivendo a meiga Mariana, e apresenta Rip e Hora do Rush, programas de esportes radicais na TV por assinatura Globosat.


Susana começou a entrar na TV em 1995. Modelo de capas de revistas desde os 15 anos, em janeiro ela foi eleita, pelo Jornal do Brasil, do Rio, a Musa do Verão. O título, merecidíssimo, veio bem a calhar: meses depois, Susana passou fácil no teste para aparecer na abertura da novela global Cara & Coroa. "Ser Musa do Verão me ajudou muito", ela hoje comemora. Da abertura da novela das 7, em que aparecia nadando debaixo d'água, para o estrelato nacional, foi um pulinho. Continuou fazendo fotos, trabalhando pela agência Elite, até ser chamada, no final do ano passado, para estrear como atriz, em Malhação.


Seu dia-a-dia, por conta das gravações de Malhação, Rip e Hora do Rush, é, como Susana diz, "uma correria só". Terminou o colegial e não sabe quando vai estudar para o vestibular do curso de Publicidade. "Não tenho tempo", ela conta. "Nem pra jogar futebol, que eu adoro", diz Susana, torcedora "doente" do Fluminense. A garota é poliesportiva: joga também futevôlei, já fez natação, ginástica olímpica e vôlei, anda de bicicleta e já praticou surfe. Geração saúde? "Não, que nada", explica Susana, aerodinâmicos 1,70 metro, 53 quilos, 67 centímetros de cintura, 84 de quadril e 80 de busto. "Não como verduras e legumes. Prefiro massas e carne. E também sou viciada em sorvete de flocos."


Loura de olhos azuis ("às vezes verdes"), descendente, como seu sobrenome indica, de alemães, Susana mora com o pai, economista, a mãe, dona de casa, e o irmão, estudante de Economia, no apartamento de um condomínio do bairro da Barra da Tijuca, Zona Sul do Rio de Janeiro. Típica garota de praia, Susana, extrovertida e bem-humorada, fala uma gíria atrás da outra. De vestidinho sensual preto, com bolinhas brancas, Susana Werner conversou com o repórter Marco Antônio Lopes no apartamento da Barra.





1. Quantas cantadas, em média, você leva por dia? [Rindo muito.] Toda esquina tem um engraçadinho, né? Ainda mais no Rio. Aqui o pessoal é bem safado! [Risos.] Ah, até no meu carro rola cantada direto! Assim, no meio do trânsito, buzinam, pedem o telefone. Um dia um cara pediu autógrafo de dentro do carro dele. Ele parou perto, prendeu o trânsito todo, jogou o papel pra mim. Continuei andando e joguei o papel de volta. Olha que louco, cara!


2. Qual a cantada mais criativa que você levou? Caramba, foi uma muito engraçada! O garoto me perguntou alguma coisa... Ahhnnn... Ai, meu Deus, como é que foi? [Pensa.] Daquele estilo assim: se eu tivesse paquerando você, eu ia falar "te dou comida, roupa lavada, casa, tá a fim?" Mas o garoto falou assim pra mim: "Deixo você me dar casa, comida e roupa lavada, tá bom?" Muito cômico... Bom, quem sabe agora eu encontro esse cara de novo? [Risos.] Mas é tão difícil uma cantada me derrubar... Não sou uma mulher difícil, não, de jeito nenhum [ri]. Mas, quando estou a fim de alguém, eu é quem "busco", conquisto a pessoa, sabia?


3. De que tipo de homem você gosta? Gosto dos que são parecidos comigo. Extrovertidos, que não sejam ciumentos, que queiram ir pra praia comigo e que falem: "Ah, legal você jogar futebol." Não precisa ser um homem mais velho, pode ser um garoto da minha idade. Que saiba conversar comigo, me dar conselho. Bom, gosto também de homem que tem coxa, sabe? Que tem perna bonita e ombro largo assim [põe as mãos nos ombros].


4. Você se acha sensual? Não. Pelo contrário. Sou muito agitada, elétrica. Pra pessoa ser sensual tem que ser calma, tranqüila. Talvez a minha voz até ajudasse a ter esse estilo. Mas... Só a voz não adianta [ri]. Caramba, não sou nem vaidosa. Sou vaidosa de ficar me olhando no espelho toda hora. Mas, olha, vou para a praia descalça, com um biquíni, uma canga, e acabou. Antes de sair à noite, demoro pra me arrumar, por não saber como me vestir bem. Aí pego a primeira coisa que vejo pela frente e coloco.


5. Como é seu banho? Se não tô com pressa, aproveito pra fazer tudo, me depilo, lavo a pele... De vez em quando eu canto uma música que tá grudada na minha cabeça... Adoro cantar — mas não com essa voz rouca, porque acabei de acordar [ri]. Eu tinha uma banda, com uns amigos meus. Mas a banda acabou se desfazendo, porque um cara teve que ir pra Aeronáutica... Cada um foi pra um canto. Aí eu desisti. Mas pretendo um dia cantar. O problema é que fico rouca fácil demais.


6. Do que você mais gosta no seu corpo? [Rindo.] Do cabelo... Em segundo lugar? Não sei... [Pensa.] Sei lá, minha barriga [ri, passando a mão na barriga]. Que não tenho, né? Ai, que bom...


7. E como você dorme? Durmo sempre com um shortinho de lycra e um top, uma blusinha curtinha. E durmo, de vez em quando, abraçada com bicho de pelúcia. Tenho uns quarenta bichos de pelúcia.


8. Quando criança, você era a mais bonita da classe? Ahhhhh... [suspira]. Os meninos faziam um tipo de eleição [rindo]... Passavam um papel, botando voto, e aí eu sempre ganhava. Eu ou a Renata Campos, uma amiga minha até hoje, linda também, morena de olhos claros. Talvez eu ganhasse porque fosse a mais extrovertida, a mais arteira, sabe? Sempre fui muito moleca... Olha aqui, tô toda roxa de tanto jogar futevôlei [levantando um pouco o vestido, mostra um pequeno machucado na coxa direita] ...


9. Você era do tipo de sentar no fundão da classe? [Rindo.] É, cara, sentava no fundão da classe. E fui muito elétrica, sempre armando festas, jogo de futebol. Uma vez, os meninos estavam brincando comigo, sacando giz direto em mim. Aí fui juntando todos os pedaços de giz — sem o pessoal saber. Uma hora a professora virou de costas e joguei todos os gizes pra trás. Mas ela acabou percebendo. Na mesma hora, falou: "Saia agora!" Saí da sala rindo. Sempre fui arteira. E até hoje sou assim.


10. Antes de ficar famosa, você pedia muito autógrafo? Ainda hoje eu peço. Outro dia, pedi um autógrafo para o [jogador] Edmundo, no Barra Shopping. Quando cheguei em casa ele me telefonou [ri, meio envergonhada]. Só ligou pra brincar, pra dizer que tinha me zoado. É porque, naquela hora que pedi o autógrafo, ele já sabia quem eu era e se fez de desentendido. Pedi também um autógrafo para o Airton Senna, para a [jogadora alemã de tênis] Steffi Graf, para o [ex-jogador americano de basquete] Magic Johnson... Olha, não conheço muita gente famosa, não. Na Globo, fico sem graça de pedir. Sei lá, sou atriz, né? Dá vontade de falar pra pessoa: "Pô, assina aí, mas cuidado pra não queimar o meu filme, tá?" [Risos.]


11. Você lembra do dia em que decidiu ser atriz? Olha... Eu queria trabalhar na TV, mas não sabia do quê. Um dia, o pessoal da Globo me ligou e perguntou se queria trabalhar na Malhação. Pensei: "Deve ser o maior barato ser atriz." Aí aceitei, e fui. Tô gostando. Decorar um texto, pra mim, não é difícil. Difícil é saber se eu tô interpretando bem. Mas estou botando texto legal, na entonação certa. Agora, o que tenho muito medo é da minha voz — como disse pra você, eu fico rouca fácil demais.


12. O Ricardo Macchi, "cigano Igor", que era modelo e estreou como ator em Explode Coração, foi arrasado pela cri... [Interrompendo.] Eu acho que ele melhorou muito, sabia? Ele só merece mesmo os elogios. Está estudando pra caramba, correndo atrás do prejuízo. Ninguém conseguiu ver esse outro lado dele, já melhorzinho.


13. Existe, entre os artistas, preconceito com estreantes que antes eram modelos? Esse negócio de gente bonitinha entrar na televisão, né? Pois é, comigo podia até ter acontecido isso, mas não rolou. Bem antes da Malhação, me convidaram para trabalhar e eu não topei, porque sabia que ia pagar mico. Só que no ano passado, quando me chamaram de novo, já me sentia mais segura. Tinha certeza de que ia trabalhar legal. Não tô dizendo que sou boa, porque não sou. Sou razoável. Mas muita gente na Globo fala pra mim: "Nem parece que você nunca fez nada como atriz." Isso me deixa tranqüila.


14. Você já deu algum fora numa gravação? Ah, só uma gargalhada! Uma cena com o Marcos Frota. Era uma discussão braba, entre mim e ele. Na gravação, não agüentava porque, quando eu brigava, o Marcos fazia umas caras, me imitando (enquanto a câmera estava virada só pra mim). Caía na gargalhada, porque não agüentava ele fazendo as minhas caras. E eu: "Pára, pára!" — caindo na gargalhada. O diretor pedia calma, porque a cena não saía mais. E eu ficando nervosa porque não conseguia fazer a cena... Bom, mas no final deu tudo certo, a cena ficou boa.


15. Longe das câmeras o que deixa você triste? [Pensa.] Ai, caramba, às vezes me sinto tão sozinha... Tenho muitos amigos, mas perdi meu namorado em janeiro. [Emocionada.] Ele morreu num acidente de carro. Namorei três anos e meio, sabe? Então fico triste, de vez em quando... Às vezes, tô numa discoteca e penso: "Poxa, eu não tô feliz. Tô aqui, dançando, mas..." Queria estar aqui com aquela pessoa. Mas eu tô superando tudo isso.


16. Já tem muitos fãs? Tenho... Recebo umas quarenta cartas por mês. Os garotos, nas cartas, dizem que me amam mesmo sem me conhecer. Alguns descobriram o telefone de casa e ficam ligando, pedindo que eu vá até a casa deles. Tem um cara que me mandou um urso do meu tamanho. Muito engraçado, né? A pessoa nem me conhece já manda urso... [ri] Tem também uns meninos malucos, que se ajoelham na minha frente e falam: "Posso beijar seus pés?" E eu: "Tá maluco, menino?"

17. Você já teve outros namorados? O meu único namorado, de verdade, foi aquele que eu contei pra você, que perdi. Tive uns dois namorados antes dele, mas namorinho bobinho, de um mês. Só com 15 anos é que comecei a namorar. Foi com um garoto aqui no meu condomínio. Todo o mundo chamava ele de veado, porque ele era muito bonito, mas não tinha namorada. Aí pensei: "Vou conseguir ficar com ele." Passei um bom tempo tentando, falei pra amigos dele e tal. E o garoto não ficava comigo de jeito nenhum. Mas aí, rolou tanta fofoca no condomínio, que eu consegui ficar com ele. Depois a gente namorou um mês.


18. O primeiro beijo rolou com esse garoto difícil do condomínio? Foi... Mas não lembro como foi o primeiro beijo... [Pensa.] Sei que esse cara disse pra mim: "Vamos conversar num canto?" E fui. Eu não ataco o homem: coloco as cartas na mesa. Se quiser pegar... [Rindo.]


19. Saiu uma reportagem em que você dizia que "faz questão de dizer que é virgem". É isso mesmo? Eu?????? Como é que eu vou ser virgem? [Enfática.] Namorei três anos e meio! Eu amava meu ex-namorado. Não sou que nem algumas pessoas que passam ridículo por aí falando um negócio desses. Primeira vez tem que ser com a pessoa certa — e comigo foi. Hoje, tô abismada: ninguém quer nada, todo o mundo quer oba-oba, beijinho, beijinho, tchau, tchau. Não sou desse tipo, gosto de namorar sério. Mas não sou careta.


20. Quando você vai posar para PLAYBOY? Não sei. Depende de muitas coisas. Das condições, dos tipos de fotos... Se eu fizesse essas fotos, seria num lugar bem deserto... Ai, pára, tô brincando... [rindo]. Bom, de preferência o ensaio tem que rolar num lugar onde eu não conheça ninguém, né? Quem sabe daqui a alguns anos...


PRODUÇÃO BEBEL MORAES CABELO E MAQUIAGEM MÁRCIO MITKAY


2.437 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page