top of page

VANESSA MENGA | FEVEREIRO, 2001



QUE SAQUE!

A tenista mais gostosa do Brasil


No fim da década de 1990, início da década de 2000, Vanessa Menga era um dos grandes nomes do tênis despontando no Brasil. Essa boa fase fez com que a paulista de Jundiaí ganhasse visibilidade razoável, até mesmo para que ela colocasse fé no taco em sua forma física e tivesse a prova disso (e um dividendo de sua boa fase no esporte) ao ser a estrela da capa de PLAYBOY, em fevereiro de 2001.

Tudo começou com o ápice da carreira no tênis, que iniciara motivada pelo pai Eduardo Menga, bastante envolvido com a modalidade, chegando a ser árbitro oficial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e catapultada por uma viagem a Barcelona, onde se iniciou como tenista, durante a adolescência. Já em 1996, Vanessa teve a primeira grande experiência, participando do torneio feminino de tênis em duplas nos Jogos Olímpicos de Atlanta, com Miriam D'Agostini caiu na primeira fase. Em 1999, começou o grande momento de sua carreira. Principalmente jogando em duplas: nos torneios do Grand Slam, chegou à terceira fase em Roland Garros, além de ter participado do US Open e de Wimbledon. Finalmente, em julho, disputando os Jogos Pan-Americanos pela segunda vez (já estivera na edição de 1995, em Mar del Plata, na Argentina), Vanessa viveu seu auge na carreira: conquistou o ouro pan-americano em duplas femininas, na cidade canadense de Winnipeg, com a carioca Joana Cortez como sua parceira.

Vanessa voltou badalada. E não só pelo que jogava, mas por comentários abertos sobre sua imagem. Alguns partindo até dela mesma. Como à revista IstoÉ Gente, em agosto de 1999, logo após a conquista no Pan-Americano: "Topo até pensar em posar nua para uma revista masculina". Ou no primeiro ensaio mais sensual (embora discreto) que fez naquela época, para a revista Trip, em setembro do mesmo ano, quando reconheceu: "Sinto que, quando eu passo, quando estou jogando, eu sou admirada".

Em 2000, a tenista já deu sinais de que, mais do que um desejo, posar nua era um fato esperando para acontecer. Em setembro, pouco antes de participar dos Jogos Olímpicos de Sydney (a dupla com Joana Cortez foi eliminada na Austrália, na segunda fase), veio o convite de PLAYBOY a Menga. No mês seguinte, mais dois ensaios, com roupas esportivas: um para a revista Lance! A+, publicação vinculada ao diário homônimo, outro para o site "Morango". E o convite de setembro seria insinuado explicitamente na edição de PLAYBOY em novembro daquele 2000: com calções jeans curtos e uma blusa azul transparente, Vanessa Menga foi uma das exibidas na seção "Mulheres que Amamos" daquela edição.

Bastou o ano seguinte, 2001, começar, para o convite ser aceito. E Vanessa fez o ensaio em dois dias, sendo fotografada pela grife de PLAYBOY que já era J.R. Duran. O ensaio trouxe duas temáticas. Nas fotos em estúdio, um vestuário ousado de tenista motivou as frases mais picantes que ela falou para a edição, evocando o fetiche do uniforme que tenistas usam:


"Estou 'mais ou menos' de tenista. Não dá para jogar do jeito que eu estou na capa!"

"Claro que nossa sainha é um fetiche! Quando a gente se abaixa... Quando tiramos as bolinhas do bolso que tem na frente da calcinha... Sempre tem gente olhando. Quando a gente se abaixa tem sempre alguém tentando ver nossas calcinhas; e há até quem fique pálido acompanhando aquele gesto que fazemos para tirar as bolas de dentro do bolso interno dos calçõezinhos..."

No segundo ciclo de fotos, acordando e começando as fotos "desde as 6 da manhã" (ela comentou no making of disponibilizado então no site da revista), Vanessa seguia uma linha já até habitual de vez em quando, em PLAYBOY: uma temática de "lolita", com a tenista interagindo com um cachorro um poodle e com brinquedos, numa mansão em São Paulo. As declarações que ilustravam essa parte do ensaio também indicavam essa impressão:

"Este jardim, este clima meigo, natural, infantil. Meu cenário ideal para o amor seria assim... mas sem fotógrafos por perto! (risos)"

"Comigo não pode ser muito direto, não. É mais no gesto, no carinho, no olhar. Depois, um beijinho. De leve."

Ensaio publicado, desde o começo Vanessa elogiou o resultado. Em duas frentes. Primeiro, na divulgação propriamente dita: em declarações a Adriane Galisteu no É Show, programa apresentado à época por Galisteu na TV Record, a tenista comentou: "Foi difícil, mas o trabalho é superprofissional. O Duran é um excelente fotógrafo.... [você] fica presa, mas vai se soltando. Acho que a equipe vai te deixando muito à vontade, e aí rola. Foram três dias de ensaio. Não [me arrependo] de forma alguma. Foi um trabalho super lindo. Eu que escolhi as fotos, junto com meu pai".



Nas quadras, ainda em 2001, antes de disputar o Estoril Open, na cidade homônima de Portugal, Menga reagiu a algumas opiniões contrárias ao ensaio: "Cada um faz o que quer. Se se tem um corpo bonito e uma oportunidade como eu tive, há que aproveitar. Que eu saiba, até ao momento ninguém me criticou. Aliás, até tenho recebido muitos elogios...".


A carreira de Vanessa Menga não duraria muito, pelo destino: um acidente de moto, em 2003, na Itália, inviabilizou a sequência no tênis profissional, por problemas causados na articulação dos braços. Mas a paulista reagiu, mantendo o vínculo com a modalidade, de lá para cá: fosse com projetos beneficentes (como aulas a crianças carentes), fosse com comentários esporádicos de jogos da modalidade.

A lembrança do ensaio para PLAYBOY diminuiu bastante. Mas quando perguntada, Vanessa manteve a boa impressão como falou ao UOL, em 2013: "Faz muito tempo, mas valeu a pena. Era o momento e aproveitei a oportunidade, principalmente financeiramente. Não me arrependo de nenhuma forma. Foi tudo muito profissional e feito com profissionais excelentes. Além disso, tive todo o apoio da família, isso é o mais importante". De certa forma, um ensaio que foi o símbolo de uma boa fase de Vanessa Menga.


FOTO J.R. DURAN

EDIÇÃO ARIANI CARNEIRO PRODUÇÃO BETINA BERNAUER E CINCHIA KISTE

CABELO E MAQUIAGEM KAKÁ MORAES



Resenha de autoria do leitor Felipe Souza, de São Paulo - SP.
5.031 visualizações4 comentários

4 коментарі


leonardojoseraimundo
25 лист. 2023 р.

Vanessa Menga foi excelente nas fotos. A melhor foto de Vanessa foi a 18a., em que ela se senta no bangalô totalmente nua. Eu amo a bunda feminina.

Вподобати

Гість
09 лют. 2023 р.

Ensaio fantástico. Ela tinha todo o padrão de beleza dos anos 90: seios naturais, ausência de depilação, nada de tatuagens ou harmonização facial. Nada contra as turbinadas, até prefiro o silicone, o que eu não tolero é esse excesso de procedimentos faciais e tatuagens.

Вподобати

Luis Santos
07 лют. 2023 р.

Ensaio inesquecível! Uma carinha de anjo, com corpo de mulher maravilhoso.


E que saudades de pelos pubianos como esses... 😍

Вподобати
Ivete
07 лют. 2023 р.
Коментар для:

Nunca tinha visto! Lindo ensaio ☺️

Вподобати
bottom of page